O Saudade FC mergulha no tempo para lembrar do centroavante Nilton Rodarte, no mundo da bola Rodarte.
Rodarte começou jogando futebol de salão no Palmeiras até ser guindado para as categorias de base do alviverde até ser promovido ao time principal.
O bom futebol do jovem atacante acabou convocado para a Seleção Pré-Olímpica, em 1960.
O sucesso do atacante acabou negociado com Huracán, clube argentino, mas logo o Olaria foi buscá-lo para disputar o campeonato carioca.
Bom momento no futebol carioca
Nessa sua volta ao Brasil, em especial ao futebol do Rio de Janeiro, foi lembrado para a Seleção Carioca. Em 1962 Rodarte vestiu a camisa do Vasco da Gama, jogou muito com a camisa cruzmaltina chegando a ser sondado pelo futebol europeu, como o Napoli e Roma.
O sonho de jogar na Europa ficou para trás, acabou voltando ao futebol de São Paulo para defender o Juventus da Mooca, jogando ao lado de Jair Rosa Pinto e Luizinho.
Deixando a Rua Javari, Rodarte chega ao São Paulo em 1965 jogando na equipe do Morumbi ao lado de Bauer, Roberto Dias, Faustino e Pagão.
“Na ausência de Pelé, Rodarte comandou o Show”
Essa foi a manchete do jornal de Piracicaba na época. O XV de Piracicaba recebia o Santos numa quarta-feira à noite pelo Campeonato Paulista.
Foi a noite que Rodarte fez a alegria dos 4 mil torcedores e de quem acompanhou o vídeo-tape, (comum na época,) em que Pelé não esteve presente e pôde assistir ao show proporcionado pelo atacante do Nhô-Quim.
“O moço, sem estar na plenitude de sua forma atlética disputou um “partidão” colocando em polvorosa os “cobrões” do futebol brasileiro, Orlando, Mauro, Gilmar e Cia.” Fechava a Matéria.
Rodarte no Comercial
Depois de passagens rápidas pelo XV de Piracicaba e Francana, Rodarte desembarca em Ribeirão Preto para jogar no Comercial e fazer parte do inesquecível time de 1966 do Leão que quase chegou ao título paulista.
Rodarte também chegou a ser técnico interino da equipe leonina.
Vale lembrar que Rodarte participou do jogo de inauguração do Estádio Barão de Serra Negra, em 1965 entre XV e Palmeiras.