O Saudade FC destaca um dos grandes zagueiros que vestiu a camisa do Pantera. O nosso destaque desse mês de setembro é Edson Mariano da Silva, no futebol Edson Mariano.
Carioca começou a carreira nas categorias de base do Fluminense e em 1984 já estava no time principal guindado pelo técnico Carlos Alberto Parreira.
Recorda da emoção de ver o seu nome relacionado para uma excursão que o Fluminense faria ao Canadá.
Outra boa lembrança foi o título da Copa São Paulo de Juniores comandada pelo Ernesto Paulo, equipe que revelou jogadores como Robert, Ricardo Pinto, Donizete, João Santos e tantos outros.
Depois de uma passagem pelo Bahia, Edson Mariano volta ao Fluminense e no tricolor teve como companheiros Romerito, Washington, Paulinho Andreolli (depois o reencontraria no Botafogo), Jandir e Alexandre Torres.
Com a saída de Telê, também saí
Depois de passar por empréstimos pelo Bahia Edson Mariano estava de volta às Laranjeiras, na época que o Fluminense era dirigido pelo técnico Telê Santana.
A saída do mestre também colaborou para o zagueiro deixar o tricolor e aportar em outro tricolor, o Botafogo de Ribeirão Preto.
No Botafogo Edson Mariano jogou naquele time de 1992: Palmieri, Leandro, Lucilo, Edson Mariano e Elias, Otávio, Valdeir e Paulinho Andreolli, Bira, Demétrius (Vidotti) e Claudinho (João Carlos).
Esse time ajudou a rechear os cofres do tricolor que negociou Leandro, Elias (Corinthians), Bira (Atlético MG), Gallo e Demétrio (Santos).
Edson Mariano, zagueiro clássico
Edson Mariano era como se denomina no futebol: um zagueiro clássico. Não dava chutão, não era faltoso, saia com facilidade para o jogo.
O seu companheiro de clube, o centroavante Demétrius fala de Mariano como um jogador limpo e excelente na bola parada – “naquele time do Botafogo Lucilo batia e Edson Mariano saia jogando”. Lembra o atacante.
Mariano chegou a trabalhar como treinador, mas cita o seu bom trabalho no Botafogo quando ajudou a montar a base que foi vice-campeã paulista em 2001.
Edson Marino hoje reside em Ribeirão Preto e deixou o seu nome na história do tricolor da Vila Tibério.
Tomografia
Nome: Edson Mariano da Silva
Posição: Zagueiro
Clubes que defendeu: Fluminense, Bahia, Noroeste, Botafogo, Grêmio, XV de Piracicaba, Ponte Preta, Inter de Limeira.