Um pequeno cinema de arte, com projeção digital, apenas 14 lugares, duas matinês (14 e 16 horas) e uma sessão noturna (20 horas) apresentando produções independentes, voltadas a um nicho de mercado.
Esta é a proposta da Casa Belas Artes de Cinema, que funciona desde o dia 7/11, na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.
João Melo Rodrigues, de 59 anos, é nascido e criado no bairro, e toda sua vida é dedicada ao cinema. Já foi gerente dos cines Vitória, Santana e Bristol, administrou o Cine Arte Anglo e o Bela Artes, onde criou o projeto "Cinema vai à Escola". Além disso, trabalhou cerca de dez anos na EPTV como operador de vídeo e VT.
"Vamos trabalhar com lançamentos simultâneos com o Espaço Itaú de Cinema e o Cinema Reserva Cultural, ambos de São Paulo, que trabalham somente com filmes de arte", diz João Melo.
No espaço do cinema também vai funcionar um pequeno museu, que já conta com dois projetores analógicos de 35 mm: um Victoria 5 e um Ernemann V. Terá também um bistrô e um espaço de lazer, com barzinho, onde será possível discutir os filmes após as projeções.
"Pretendemos trazer mostras de cinemas internacionais com filmes italianos, franceses, iranianos, alemães e os nacionais", conta João Melo, que emenda: "sem esquecer dos filmes tradicionais do 'Velho Oeste' e 'Spaghetti' (faroeste italiano)".
A Casa Belas Artes de Cinema vai trabalhar também com reserva de ingressos.