Principal goleiro no futebol português na última temporada, Leonardo Jardim acertou a transferência para o Lille Olympique Sporting Club Métropole, da França, equipe que disputará a Champions League. O contrato com o clube francês será de cinco anos. As negociações para a transferência foram conduzidas pelo ex-jogador Deco. De acordo com o jornal L'Equipe, da França, o valor da venda se aproxima dos 6 milhões de euros.
A boa temporada pelo Rio Ave rendeu a Léo Jardim o prêmio de melhor jogador do time, eleito pelo próprio clube. Ele também foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Português. Léo fez 38 partidas durante a temporada portuguesa. No Grêmio, fez sua estreia em 2016 e fez parte da conquista da Copa do Brasil daquele ano. Em 2017, estava na lista de inscritos da Libertadores.
ORIGEM
Léo Jardim começou na escolinha do Botafogo. Corria o ano de 2004 e ele tinha apenas nove anos. Ele nasceu na Vila Tibério e gostava de disputar as copinhas do Regatas. Chegou até a jogar na linha, mas na escolinha foi direto para o gol. Ficou no Botafogo até 2007, quando foi para o Olé Brasil, onde ficou até 2012. Lá, disputou campeonatos sub13, 15 e 17. Mas foi na Taça São Paulo de Juniores de 2012 que um olheiro do Grêmio o levou para o time gaúcho. Chegou em abril no Rio Grande do Sul, com 17 anos.