Manoel de Oliveira Costa, o Manelão, vice-campeão Paulista em 1977 pelo Botafogo, morreu, aos 75 anos, no dia 13 de outubro.
O raçudo Manoel Barbudo, excelente zagueiro de área do Botafogo de Ribeirão Preto, do América de Rio Preto e do Operário de Campo Grande durante os anos 70 e 80, lutava há anos contra o mal de Alzheimer.
Manoel viveu dos gramados até os 35 anos e depois buscou nos estudos uma fonte de renda. Sempre dizia que sua relação com a bola era por amor e brincava que “dinheiro a gente não ganhava mesmo”. O jornalista Marcio Javaroni diz que nunca teve dúvidas sobre qual jogador melhor representa o Botafogo FC: “Manoel de Oliveira Costa, com certeza”.
Ele chegou aqui no começo dos anos 70. Conquistou a torcida e se tornou o atleta a vestir MAIS VEZES a camisa do Botafogo: 344 jogos oficiais, com 130 vitórias, 103 empates e 111 derrotas. “Duvido que qualquer jogador venha um dia a chegar perto desse número, que com os amistosos passa de 400 jogos. Mais ainda, duvido que qualquer um vá ter maior identificação com o Botafogo do que Manelão, que foi atleta, preparador físico, treinador da base, vendedor de cadeira ativa e, acima de tudo, TORCEDOR DO BOTAFOGO!”, afirma Javaroni.