Foi publicado, no dia 6 de março, no Diário Oficial do Município, um edital de Tomada de Preços para contratação de empresa especializada para reforma do prédio Lar Santana. O valor estimado da obra é de R$ 1.157.075,94 (um milhão, cento e cinquenta e sete mil, setenta e cinco reais e noventa e quatro centavos) e o prazo para entrega dos Envelopes é no dia 24/3.
O prédio está localizado no quadrilátero das Ruas Conselheiro Dantas, Aurora, Jorge Lobato e Conselheiro Saraiva e tem uma área de 4.890 m² aproximadamente e irá receber a Guarda Civil Municipal.
História
O Lar Santana começou como instituição religiosa católica, fundado em novembro de 1926, como Colégio “Sagrado Coração de Maria”. Por volta da década de 1940, o bispo Manoel da Silveira D’Elboux sugeriu a mudança de finalidade; de escola para um orfanato que abrigou por várias décadas uma escola especial de abrigo de menores vulneráveis, cumprindo importante papel institucional e educacional.
Por sua memória histórica e embora, por enquete popular, várias alternativas foram sugeridas, optou-se por instalar em suas dependências a Guarda Civil Municipal que cumprirá importante papel nos anseios maiores da população na atualidade que é a Segurança.
Por suas atividades, a adequação do prédio busca preservar sua estrutura e divisão de ambientes atuais. A intervenção será, principalmente, na troca das instalações elétricas, hidráulica, reforma dos banheiros, reforma parcial do telhado, paisagismo e pintura.
Memorial
O memorial dará as diretrizes arquitetônicas, paisagísticas e conceituais a serem consideradas para a execução das intervenções necessárias, com base no projeto executivo de arquitetura apresentado e dos projetos executivos complementares - elétrica, hidráulica, lógica, segurança, SPDA.
De maneira geral, deverá obedecer às seguintes diretrizes:
O edifício, remanescente de uma época, deve ser preservado em suas características arquitetônicas, não devendo sofrer mudanças em sua estética externa, principalmente quanto as suas esquadrias no tocante às dimensões, material e pintura original.
A área externa ajardinada deverá ter especial atenção quanto a preservação das espécies arbóreas existentes, minimizar impactos visuais e ambientais negativos;
Há, no interior do prédio salas consideradas de suma importância para a memória histórica a saber: no térreo, sala com pinturas icônicas nas paredes e com acesso ao porão existente; e no pavimento superior, sala voltada para a rua Conselheiro Dantas onde foi outrora uma capela. O altar deverá ser preservado e os equipamentos ali instalados, de grande importância para a segurança do prédio, não ferem as orientações patrimoniais.
Prédio
O Lar Santana é composto de 3 (três) blocos interligados, sendo 2 (dois), tipo sobrado e 1 (um) térreo que abriga a cozinha e afins integrado ao bloco 1. Tem uma área frontal com paisagismo e arborização que será limpa e revitalizada. Uma área lateral direita arborizada, não incluída nas intervenções e na lateral esquerda uma varanda coberta para uso em eventos cívicos comemorativos por estar em frente de pátio aberto com piso cimentado. Sendo este destinado ao estacionamento das viaturas, com faixas de solo demarcando vagas de 2,50x5m, e o antigo acesso será destinado ao estacionamento de 2 microônibus.
No lado esquerdo do terreno há uma área livre, reservada para, no futuro, construir um canil para abrigar os cães, de suma importância no patrulhamento e no trabalho investigativo.
Blocos
Bloco 1 (frente para a rua Conselheiro Dantas) abrigará a parte administrativa.
Bloco 2 - térreo, abrigará a cozinha, refeitório, despensa, depósito de material de limpeza - DML e WC de apoio.
Bloco 3 - abrigará, basicamente os alojamentos e os vestiários, masculinos e femininos de toda a tropa da GCM nos dois pavimentos, térreo e superior. A Coordenadoria da Defesa Civil também será instalada neste bloco.
O portão de entrada de veículos, na Rua Conselheiro Dantas será fechado e aberto um novo na Rua Jorge Lobato, dando acesso ao pátio.