No início do século XX, Ribeirão Preto viveu um período conhecido como época de ouro, devido ao pleno progresso econômico e financeiro. Época das grandes fazendas e da chegada dos imigrantes e também de mineiros, paulistas e fluminenses em busca de uma vida melhor.
A Vila Tibério tinha cerca de 40 ou 50 casas, todas de ferroviários. A Antarctica iniciou a construção de sua fábrica em fevereiro de 1909, uma indústria que ocupou, inicialmente, 400 operários. O bairro progrediu rapidamente, pois a sua localização próxima ao centro da cidade favoreceu o desenvolvimento. Em 12 de outubro de 1917 funda-se o Botafogo F.C.
A Vila Tibério, um bairro genuinamente operário, crescia e sua evolução pedia uma escola que atendesse as necessidades educacionais.
Neste cenário de riqueza com festas monumentais e crescimento urbano, nasce o 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto, localizado na Vila Tibério, na rua Conselheiro Dantas, entre as ruas Luiz da Cunha, Martinico Prado e Conselheiro Saraiva (todas constavam na planta geográfica municipal) e em 16/10/1921 iniciam-se as aulas propriamente dita.
O local onde se construiu a escola era conhecido como “Chácara Veridiana” ou “Chácara Martinico”. Este imóvel era de propriedade do Conselheiro Antônio da Silva Prado, D. Veridiana Valéria da Silva Prado e de D. Albertina Prado que venderam à prefeitura desta cidade no valor de 30:000$000 (trinta contos de réis).
Conforme consta no livro de Registro de Leis, Resoluções e Pareceres da comarca de Ribeirão Preto, em 28/4/1919, através da Resolução nº 797, a prefeitura municipal autorizou a doação do terreno ao Governo do Estado de São Paulo, para a construção de um grupo escolar na Vila Tibério.
Primeiramente, a escola foi denominada de 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto. Posteriormente, pelo Decreto nº 23.949 de 16/12/1954, passou a chamar-se Grupo Escolar “D. Sinhá Junqueira”. Atualmente é designada de Escola Estadual “D. Sinhá Junqueira”.
À instituição foi dado este nome em homenagem à Theolina de Andrade Junqueira (Sinhá Junqueira), falecida em 8/11/1954, que realizou diversas ações sociais e filantrópicas na cidade de Ribeirão Preto e região.
As comemorações do centenário da EE Dona Sinhá Junqueira
A Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira, antigo 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto, comemora o aniversário neste mês de outubro.
O aguardado desfile dos alunos pelas ruas do bairro foi adiado por conta da pandemia, mas diversas atividades foram feitas pelos alunos e professores: teatrinho com a personagem da Dona Sinhá homenageando antigos alunos, hoje professores, e o editor do Jornal da Vila; plantio de árvores nativas na frente e nos fundos da escola; exposições de desenhos da escola, feitos pelos alunos e de fotos antigas. O consultório odontológico, que funcionou até 2012, está sendo remontado.
O grupo de desenho “Urban Sketchers Brasil”, de Ribeirão Preto, se reuniu nos jardins da escola, no dia 17/10, quando desenharam e pintaram, com diversas técnicas, a fachada e detalhes da arquitetura do prédio.
Segundo a diretora Marilena Silva Martins, não está descartada a realização do desfile ainda este ano, ou no ano que vem, desde que a pandemia permita.