A “Parada de 7 de setembro” tem uma ligação histórica de alto significado com o Botafogo. Muito mais do que a parada do Campeonato Brasileiro durante a Copa América. Essa, que seria boa para aprimorar o time para a sequência da Série B, foi um fiasco. O Botafogo fez tanta bobagem que deixou de disputar o acesso para se amedrontar com o rebaixamento. Aquela simboliza boas lembranças, conquistas, entre elas a consagração nacional com grande campanha na elite do Campeonato Brasileiro.
83 anos de Henrique...
Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I declarou a Independência do Brasil. Neste ano comemorou 197 anos. Em 5 de setembro de 1936, em Carangola-MG, nasceu Henrique Salles, um dos maiores meias (camisa 10) e um dos mais competentes dirigentes da história do Botafogo. Henrique comemorou seus 83 anos durante toda a Semana da Pátria e presenteou Antoninho, seu colega de ataque no time de 1960, com o cartaz do jogo que fizeram contra Grêmio de Porto Alegre. O Botafogo ganhou (4 a 1) com 4 gols de Antoninho.
43 anos de Nacional...
Semana da Pátria tem ligações históricas com Henrique, Botafogo e Minas Gerais. Em 4 de setembro de 1976 o Botafogo estreou em campeonatos brasileiros, empatando (0 a 0) com o poderoso Cruzeiro em pleno Mineirão. No dia 7 de setembro fez seu segundo jogo e derrotou o Uberaba por 1 a 0, no Uberabão. As coisas mudaram, 43 anos depois, no dia 7 de setembro, o Botafogo empatou (0 a 0) em casa com o fraco América-MG. Até a supremacia contra os mineiros na Semana da Pátria o Botafogo perdeu.