No último dia 7 de novembro, faleceu Sicupira, aos 77 anos, ex-atacante do Botafogo de Ribeirão Preto (1967/1968) e maior artilheiro da história do Athletico-PR. Jogou também no Botafogo-RJ e no Corinthians. Convivi mais com o Sicupira comentarista, nossos encontros eram nas cabines dos estádios, e guardei com carinho sua frase sobre o Rádio de Ribeirão Preto, no nosso primeiro encontro em Curitiba. Quando o Capitão Hidalgo falou que eu era de Ribeirão, Sicupira comemorou: “Então é bom. Ribeirão Preto é a maior escola do rádio”. Infelizmente, Sicupira, hoje não é mais. Depois que encerrou a carreira Sicupira virou comentarista esportivo em Curitiba e provavelmente aplicou lá o que aprendeu com o rádio de Ribeirão Preto quando jogava no Botafogo.
No Corinthians...
Pelo Corinthians, em 1972, Sicupira fez gol histórico no Campeonato Brasileiro contra o Ceará. Pacaembu lotado, 68 mil pagantes, só a vitória interessava ao Corinthians e aos 45’ do 2º tempo Sicupira marcou o gol que garantiu a classificação. Time do Corinthians: Ado; Zé Maria, Baldochi, Luiz Carlos e Pedrinho; Tião e Rivelino; Paulo Borges (Vaguinho), Nelson Lopes (Mirandinha), SICUPIRA e Marco Antônio. E contra o Corinthians e marcou o gol da vitória (1 a 0) do Botafogo pelo Campeonato Paulista, em 1968, no Estádio Santa Cruz. O Botafogo: Élcio, Eurico (Milton), Roberto Rebouças e Carlucci; Léo e Roberto Pinto; Zezé, SICUPIRA (Totó), Paulo Leão e Márcio.
No Botafogo...
Pelo Botafogo, em 1967, Sicupira marcou contra América, Ferroviária, Santos, Portuguesa Santista (2), Portuguesa de Desportos e São Bento. O grande jogo daquele ano foi Santos 5 x Botafogo 4, na Vila Belmiro. Sicupira fez um gol e os outros três foram marcados por Carlucci, Roberto Pinto e Paulo Leão. O Botafogo: Suli, Celso, Veríssimo, Nininho e Carlucci; Roberto Pinto e Márcio; Jairzinho, SICUPIRA, Paulo Leão e Totó. O Santos: Gilmar; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Zito e Clodoaldo; Wilson, Douglas, Toninho Guerreiro e Edu. Em 1968 Sicupira fez o gol do Botafogo no empate (1 a 1) com o Palmeiras no Parque Antártica. No total Sicupira marcou 14 gols pelo Botafogo no Campeonato Paulista, oito em 1967 e seis em 1968. E marcou o primeiro gol no Estádio Santa Cruz, inaugurado em 21 de janeiro de 1968 com goleada (6 a 2) do Botafogo sobre a seleção da Romênia.