Recordar sempre é bom principalmente quando um ontem nos invade e nos enche de saudade. O futebol nos proporciona essas viagens principalmente em reunião em mesas de “butecos” transformando o assunto num verdadeiro debate futebolístico.
O Saudade FC viaja nesta edição de maio para recordar um dos grandes meias e que fez história vestindo a camisa dez do Botafogo e que deixou saudades pelo seu futebol estiloso, a facilidade nas cobranças de faltas e gols.
Estamos falando de Paulo Henrique Andrioli, no futebol Paulinho Andrioli, meia que o Botafogo foi buscar no Fluminense para disputar o campeonato paulista de 1991, formando o meio de campo ao lado de Gallo, um jovem volante que saia das categorias de base do tricolor.
Gallo era o cabeça de área e protetor de uma zaga formada por Leandro Silva, Vagner, Ideleôni e Carlos Roberto; Paulinho Andrioli é o que dava ritmo para um ataque comandado por Bira, Otávio, Demétrius e Claudinho.
Esse Botafogo de 1991 comandado pelo técnico Geninho chegava em terceiro lugar conquistando uma vaga para a segunda fase do Campeonato Paulista que foi dividido em grupos. Foi uma bela campanha do tricolor que terminou em quarto lugar na segunda fase e teve o São Paulo campeão estadual.
A vitória contra o Corinthians
Nessa longa estrada cobrindo futebol trabalhava na Rádio Renascença (Timaço RC) e setorista no Botafogo recordo daquela quarta-feira de um agosto de 1991 no Estádio Santa Cruz em que Paulinho Andrioli numa noite de gala desse sensacional meia colocava o ponta Bira para fazer 1 a 0 contra o Corinthians dando a vitória ao tricolor.
Do Botafogo para a Suíça
O seu bom desempenho com a camisa do Botafogo no Paulista de 1991 levou o jogador para novos ares indo parar no futebol suíço jogando no Lugano, onde brilhou e sagrou-se campeão em 1993. Nessa sua passagem pelo futebol da Suíça marcou mais de 40 gols. O craque teve passagem também pelo futebol grego encerrando a carreira em 2001 no Santa Cruz. Paulinho Andrioli será sempre lembrado na galeria dos grandes meia que vestiram a camisa do tricolor de Santa Cruz.