Na história do Botafogo o que não falta é nomes de excelentes goleiros que vestiram a camisa do tricolor, nomes que perpetuam no templo da bola como Machado, Aguilera, Doni, Andrey, Weverton e tantos outros que deixaram a suas histórias presentes na mente dos torcedores e na galeria do clube da Vila Tibério.
Botafogo
Por Acaso do DestinoO Saudade FC destaca o goleiro Ricardo Gomes, que chegou caso por um acaso no Santa Cruz depois de destacar no futebol mineiro, no Ipiranga de Manhuaçu, e levado à Portuguesa pelas mãos do ex-árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia. Só que a Lusa já tinha Rodolfo Rodrigues, Carlos e Ênio, sem chances para um novato.
O preparador de goleiros da Portuguesa na época era Pedro Santilli que o indicou ao Botafogo e depois de testes acabou aprovado e ficou de 1993 a 1997.
Acessos e Descensos
Ricardo Gomes atravessou excelentes fases no tricolor principalmente no vice-campeonato da Série B em 1996. No rebaixamento de 1997 para a Série A-2 do Paulista, com o clube fazendo um verdadeiro desmanche, acabou sendo emprestado para a Ponte Preta.
Come-Fogo e Histórias
Na história do principal clássico do interior Ricardo Gomes entra na lista dos poucos da posição que jogaram nos dois clubes da cidade. Esteve presente jogando pelo Leão naquele 4 a 0 para o Botafogo pela Série A-2 do Paulista no Estádio Santa Cruz.
Outro fato inesquecível: foi o goleiro do Botafogo que tomou oito gols do Palmeiras no Santa Cruz. Também é fato que esnobou Marcelinho Carioca dispensando a barreira na cobrança de falta contra o Corinthians, como ele mesmo recorda, “ainda bem que a bola não entrou”.
O Amor ao Botafogo e a Ribeirão Preto
Na época que eu era repórter setorista no Botafogo e chegava a informação do interesse do São Paulo FC, Ricardo dizia, numa entrevista, que estava bem no Botafogo e amava a cidade de Ribeirão Preto e não deixaria o clube. Talvez tenha desperdiçado uma grande chance.
Ricardo Gomes deve ser sempre lembrado e o seu nome ficar para sempre na galeria de grandes goleiros que vestiram a camisa um do glorioso tricolor da Vila Tibério.