Delu nasceu na Vila Tibério e deu aulas na Escola Sinhá Junqueira. Hoje, aos 89 anos, dedica-se à natação e cuida de sua horta
Maria de Lourdes Sampaio, conhecida como Delu, tem 89 anos. Nasceu em uma casa na rua Santos Dumont, na Vila Tibério Era filha de Francisco Sampaio Júnior e de Adelaide Zanello Sampaio. Fez Escola Normal no Santa Úrsula e lecionou na Escola Sinhá Junqueira, onde se aposentou. Aprendeu a nadar aos sete anos. Participou dos jogos abertos na juventude. Entrou no magistério e abandonou a piscina por 45 anos.
No final dos anos 90, seu irmão a viu nadar em Guarapari e a incentivou a voltar a competir. Se apresentou para a técnica e passou como sócia atleta da Recreativa.
Começou a progredir, bater recordes na sua categoria, ganhando centenas de medalhas e continua a competir. Treina por uma hora de segunda a sexta-feira. Participa de competições pela ABMN - Associação Brasileira Masters de Natação. Bateu o recorde mundial em 2015 nos 200 metros nado peito em piscina de 50 metros para a sua faixa etária. Foi casada com o tenor Hélio Gori. Morou na Itália por seis anos.
Gosta de se alimentar com comida saudável feita pela irmã, Deli Sampaio. No quintal do fundo de sua casa que ela tira grande parte dos próprios alimentos. Entre flores de diversas espécies, reserva um espaço para cuidar da horta onde cultiva legumes e verduras. É ali que passa as manhãs, cuidando das plantações.
Lourdes mostra que idade não é fator limitante
Maria de Lourdes Sampaio é nadadora da Recreativa e completa 90 anos neste 2020. É recordista mundial nos 200m peito na categoria de 85 a 89 anos, marca conquistada em 2015 e homologada pela Fina (Federação Internacional de Natação). Lourdes começou a nadar na casa dos 60 anos, os treinos se intensificaram e ela não parou mais, mostrando que nunca é tarde para recomeçar.
Atualmente reduziu na carga de treinamento. Ela intercala os treinos com o cultivo de sua horta, que ela diz equivaler quase à um treino de academia.
Ela já alcançou conquistas internacionais nos 50m crawl, 100m revezamento medley, 100m costas, mas revela que seu forte é nadar peito. Em uma das suas conquistas, neste ano, nadou com o pé luxado e nem percebeu.