HISTÓRIA
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto havia implantado, com sucesso, as distritais dos Campos Elíseos e do Ipiranga.
Um grupo de empresários da Vila Tibério se sentiu motivado para pleitear uma distrital.
O engenheiro agrônomo Ângelo Sidney Rigobelo era o maior defensor da distrital e seu entusiasmo contagiou os demais empresários.
Em 1986 foi feito um abaixo-assinado, com mais de cem assinaturas, que foi encaminhado ao então presidente da ACIRP, Geraldo Meira Silva. Entre os signatários destacamos o próprio Rigobelo encabeçando o documento, seguido de Francisco Lorenzato, Edson João Leoneti, João Crispim Tavares Filho, Maurício Bonifácio, Paulo Cauchik, João Cano, Pedro João Antoniazzi, Fernando L. Romero Ziotti, João Parpinelli e José Canavaci Filho, entre outros.
De posse de toda documentação defendendo a nova distrital, Ângelo Sidney Rigobelo, Edson João Leoneti, José Canavacci Filho e Francisco Lorenzato, foram à sede da ACIRP, sendo recebidos pelo presidente Geraldo Meira Silva, oportunidade em que solicitaram a instalação de uma Distrital na Vila Tibério.
Infelizmente, por diversos motivos, a Distrital da ACI - Vila Tibério, ainda não nasceria naquele ano. Ela somente se tornou realidade em setembro de 2002, depois de muita luta e a criação de um grupo setorial que começou a se reunir a partir de março de 2001.
Tempos depois, por volta de 2009, a região da Vila Virgínia foi desmembrada da Distrital do Centro e incorporada à Distrital Sudoeste.
Uma distrital na Vila Virgínia sempre foi o sonho do empresário Roberto Francói, que implantou lojas de presentes, utensílios e hotelaria em Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e Uberlândia, com mais de 200 funcionários.Diretores da Distrital esperam que novos empresários se associem à ACIRP para que possam atuar com mais força em prol das comunidades das regiões da Vila Tibério e da Vila Virgínia.
AS SEDES AS SEDES DA DISTRITAL
A Distrital Sudoeste nasceu abrangendo também os jardins Antartica e Santa Luzia e o Monte Alegre, tendo sua primeira sede na Rua Conselheiro Saraiva esquina com a Rua Martinico Prado.
Depois a sede foi para a Avenida do Café e a Distrital Sudoeste da ACIRP absorveu a grande Vila Virgínia com o Parque Ribeirão. Hoje a sede está na Avenida Caramuru.
DIRETORIA ATUAL
Superintendente: Rogério Pais de Sousa
1º vice superintendente: Tarcísio Correa de Melo
2º vice superintendente: Cláudio Defelicibus
DIRETORES
Jair Fernandes Z. Cabrini, Joaquim Antônio de Araújo, José Luiz Bissoli, Leila Aparecida Baldocchi e Solange Resina.
CONSELHEIROS
Adilson Filippini, Aldo Teixeira, André Luiz Bissoli, Carlos Roberto Possani, João Ricardo Samartino, Kleber Willam Forti, Nancy Ap. Approbato Silva, Rinaldo Ferreira Goes, Rodrigo César de Oliveira e Ronaldo Donisetti e Oliveira.
MEMBROS NATOS
José Carlos Spanghero, Leopoldo de Assis Galão, Mário Luiz Muraca, Rui Emanuel Francoi e Sérgio Flávio Lopes.