Os músicos José Maria Paschoalick e Henrique Bartsch, idealizadores do movimento Soma (foto)
O Teatro Pedro II foi destruído por incêndio no dia 15 de julho de 1980 e um fantasma maior assombrava Ribeirão Preto: a possibilidade do prédio ser vendido para o Bradesco e no local ser construído um grande edifício.
Sabendo do risco da cidade perder o teatro, os músicos Henrique Bartsch, nascido e criado no início da Rua Gonçalves Dias, na Vila Tibério, e líder do Grupo Nós, e José Maria Paschoalick, da banda Brancaleone, ambos falecidos, organizaram a 1ª Soma, evento musical em prol da restauração do Pedro II, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 1981, no Teatro Municipal.
Além do Grupo Nós e Brancaleone, participaram também Rimbaud, Tina e João; Kiko Zambianchi; e os grupos Templo e Lótus.
A 2ª Soma aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de maio de 1981, no Teatro Municipal, e contou com a participação dos músicos Julinho (Júlio Lopes Jr.), Álvaro Petersen, Kiko Zambianchi e Newton Frateschi, e das bandas Grupo Nós, Brancaleone, Sérgio e Grupo, Habeas e Lótus.
Na 3ª Soma, realizada no dia 17 de agosto, na esplanada em frente ao Theatro Pedro II, um grande número de artistas ribeirãopretanos aderiu à promoção que foi prestigiada por um grande público: Brancaleone, Álvaro e Kiko, Grupo Nós, Corauci Netto Show, Duo Esmeralda e Dominguinhos da Sanfona, Seresteiro Zé Mauro, Camerata de Fesch (da Sociedade Lítero Musical), Compadre Apolinário e muitos outros.
Depois disso, as autoridades de Ribeirão Preto abraçaram a causa e no início de setembro foi feito um novo ato pela restauração do teatro Pedro II, chamado Integração, com apresentações de músicos e artistas.
Durante a apresentação do show, diversos pronunciamentos em favor da imediata restauração foram ouvidos, sempre muito aplaudidos pelos presentes.
Show Integração
A Câmara Municipal constituiu uma comissão especial, integrada pelos vereadores Antônio Calixto (presidente), Valdemar Corauci Sobrinho, Flávio Condeixa Favaretto e José Veloni, que coordenou o Show Integração. Contou com a colaboração com inúmeras entidades culturais sempre objetivando manter vivo o movimento para restauração e preservação do Teatro Pedro II.