Pelé completou 80 anos no dia 23 de outubro. O pesquisador José Renato Sátiro Santiago Jr, num breve relato do histórico do Rei do Futebol contra 80 times brasileiros, elegeu o Botafogo como um dos que mais sofreram gols do Santos. Dos 28 jogos, o Santos ganhou 24 e alcançou a incrível marca de 100 gols, média de 3,6 por jogo. Pelé fez 40. O destaque estatístico, de triste memória para os botafoguenses, foi a goleada de 11 a 0, em 1964, quando Pelé marcou 8, batendo o recorde, até então, de maior número de gols marcados por um mesmo jogador em uma partida.
Vitória botafoguense...
Houve mais duas goleadas, 5 a 0 e 5 a 1, em 1965 e 1969, quatro gols de Pelé. Mas o Botafogo também venceu Pelé, só uma vez, em 1957. Vitória de 4 a 2, no Luiz Pereira, 13 dias antes de Pelé completar 17 anos e 3 meses depois de ele estrear no Campeonato Paulista. Era o 1º ano do Botafogo na Divisão Especial. Botafogo: Machado, Sula e Benedito Julião; Mário, Antônio Julião e Dicão; Arlof, Neco, Mairiporã, Moreno e Hélio. Santos: Manga, Mauro e Mourão; Fioti, Ramiro e Urubatão; Tite, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe. Gols de Mairiporã, Pagão, Hélio, Arlof, Tite e Moreno.
Verdades e lendas...
Até hoje historiadores escrevem que a goleada de 11 a 0, foi uma vingança de Pelé, que teria sido insultado por um torcedor no 1º turno, no Estádio Luiz Pereira, ao final da vitória do Botafogo (2 a 0). Muita gente contava que o autor dos insultos era Francisco Rubens Calil (Quico Calil), que depois, arrependido, teria contratado Pelé como garoto-propaganda de A Modelar (empresa de Quico) para se redimir. Alguns até juravam ter visto uma cusparada de Quico atingir Pelé, que, de mão espalmada, no gesto tradicional, dizia: “espera, no 2º turno vocês vão lá”. Lendas e verdades ilustram a história, Pelé nem participou do jogo do 1º turno.
FICHA TÉCNICA DO JOGO DO 1º TURNO EM 1964
Botafogo 2 x Santos 0.
Data: 6/9/1964.
Local: Estádio Luis Pereira, em Ribeirão Preto.
Botafogo: Machado; Ditinho, Egidio e Maciel; Hélio Vieira e Tiri; Zuíno, Alex, Antoninho, Adalberto e Gaze.
Santos: Gilmar; Ismael, Haroldo e Lima; Zito e Joel; Rossi, Mengálvio, Coutinho, Toninho e Pepe.
Gols: Adalberto e Alex.
Árbitro: Armando Marques.
Renda: Cr$ 6.092.800,00 (8.208 pagantes).