Outubro é mês do aniversário de um ídolo botafoguense: Maritaca. Wilson de Almeida, nome de registro, vai completar 74 anos. Nasceu no dia 17 de outubro de 1947. Destes 74 anos, três foram dedicados ao Botafogo de Ribeirão Preto, de 1971 a 1974. Maritaca, um dos maiores atacantes da história do futebol paulista, foi revelado pela Ferroviária. Na época sua posição era chamada de meia-direita ou ponta-de-lança. Do Botafogo foi para o Corinthians, abrindo espaço para Sócrates, que era da mesma posição.
Presente de Pelé...
O vôo de Maritaca começou com apreensão e medo, mas logo se transformou em fonte de felicidade. Em 1966, Maritaca viveu a primeira grande emoção no futebol: fez o gol do título e do acesso da Ferroviária à Divisão Especial. Em 1969, a maior emoção da sua vida: recebeu das mãos de Pelé a camisa do “Rei do Futebol” para dar de presente a sua mãe, torcedora santista, que fazia aniversário no dia que o filho enfrentava o Santos. Com direito a mensagem do “Rei” para a aniversariante.
Estudante espevitada...
Em Araraquara, o volante Bebeto da Ferroviária deixava sua carteira na calçada, amarrada por um barbante, que ele puxava enganando as estudantes do colégio próximo da concentração, quando elas abaixavam para apanhar o objeto, supostamente perdido. Um dia, uma estudante negra esperta pisou no barbante e levou a carteira. Quando Bebeto tentou recuperar, ela levantou a saia e saiu em disparada. Foi aí que Bebeto teve uma surpresa: a estudante era o seu colega de quarto, Maritaca, disfarçado de menina.