Meus amigos neste recanto que caminhamos mensalmente no futebol de ontem o Saudade FC desta edição destaca um dos mais completos jogadores que vestiu a camisa do Botafogo formando um dos ataques mais lembrados pelos torcedores do tricolor e que ficou conhecida como a linha mágica.
Laerte Jordão, o moço de Santa Rita do Passa Quatro, começou a carreira no Velo Clube de Rio Claro, mas o seu bom futebol mostrado no CA Taquaritinga despertou o interesse do Botafogo onde fez história.
No tricolor fez tanto gols no velho Estádio Luíz Pereira que jamais será esquecido pelos velhos torcedores do Pantera.
Quando repórter e setorista do Botafogo, tive o privilegio da amizade e de várias vezes conversar com o técnico Jose Agnelli e sempre quando o assunto era Laerte, só elogios e falava como um dos jogadores mais completos que viu atuar.
Laerte do Botafogo se transferiu para a Araraquara onde jogou na melhor Ferroviária de todos os tempos e em 1963 praticamente encerrou a carreira no Comercial na época dirigido pelo Jose Agnelli que tinha um ataque formado com Amauri, Laerte, Paulinho, Marco Antônio e Cláudio.
Grandes ataques e gols
Falar de Laerte logo o torcedor viaja no tempo e como se fosse ontem e solta o ataque botafoguense: Zuino, Laerte, Antoninho, Henrique e Geo. No Paulista de 1960 o Botafogo terminou em primeiro lugar do campeonato e o seu ataque marcou 34 gols em 17 jogos. No célebre ataque do Pantera de 1958 com Neco, Laerte, Silva, Moreno e Guina o tricolor terminava em oitavo lugar e 70 gols assinalados.
Jogo Inesquecível
Laerte gostava a partida do Campeonato Paulista de 1959. O Botafogo foi até a Vila Belmiro e arrancou um empate de 2 a 2, resultado que tirava o título do Santos e levava a decisão para uma melhor de três contra o Palmeiras que acabou sagrando-se campeão. Dirigentes e torcedores do Palmeiras fizeram uma grande recepção aos jogadores do Botafogo após aquele empate na Vila Belmiro.
Laerte deixou saudade
Há exatamente cinco anos Laerte nos dava adeus, deixava uma história bonita por onde passou, dentro e fora do campo.
Laerte Jordão será sempre lembrado como um dos atletas que muito fez pelas cores do tricolor.