É uma história de superação. João Eduardo Nascimento Pereira, de 17 anos, que foi criado pela mãe, diarista, depois de cursar escolas públicas, ganhou bolsa de estudos no Liceu Contemporâneo, e ao mesmo tempo fez cursinho preparatório gratuito para o vestibular e passou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.
João Eduardo nasceu em Andradina e veio para a Vila Tibério com quatro anos. Sua mãe se chama Sônia da Costa Nascimento e o pai mora em Rio Preto. Sua irmã mais velha, casada, também mora na Vila.
Estudou na Emei Anita Procópio Junqueira, fez o Fundamental I na EE Dona Sinhá Junqueira, e cursou dois anos do Fundamental II na EE Alberto Santos Dumont. Completou o Fundamental II e o Ensino Médio no Liceu Contemporâneo.
“O Liceu foi uma maravilha que aconteceu na minha vida, foi uma oportunidade muito boa”, diz João Eduardo.
Com o pensamento voltado para o vestibular, João Eduardo ainda encontrou tempo para navegar nas redes sociais, ler notícias em jornais e revistas e ouvir músicas.
Mas, não podemos esquecer de sua atividade benemérita. Ele participa dos Vicentinos há cinco anos, três na Conferência de Crianças e Adolescentes e há dois na de Jovens. Frequenta a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde já foi coroinha, participou da Infância Missionária e fez a 1ª Eucaristia e a Crisma.
Dia 29 já muda para Uberaba. A mãe está preocupada pelo fato dele morar sozinho e com a questão financeira, mas está feliz ao mesmo tempo.
“Agradeço à família do Liceu Contemporâneo que me recebeu muito bem e também à minha família que sempre me apoiou”, lembra João Eduardo.
Ele acha que é muito cedo ainda para pensar em especialização, mas hoje gosta de Oncologia. Seu foco era passar na USP-RP.
“O momento em que estou vivendo parece uma novela, só que é ao vivo. A cada momento é um capítulo novo”, conta João Eduardo.
E todos nós torcemos por um final feliz.