Semi-fechado por quase seis anos, o Círculo Operário de Vila Tibério sobreviveu na memória de grande parte da população tiberense e que, felizmente, foi reativado por um grupo de associados, liderados por Luiz Carlos Peruchi.
Segundo Reinaldo Berluzzi, o Pitiguara, de 82 anos, o Círculo começou a funcionar no final de 1944 ou no começo de 1945, como parte do Círculo Operário Ribeirãopretano (depois Campos Elíseos).
Ficou independente, com estatuto próprio, como Círculo Operário da Vila Tibério, em 27 de novembro de 1960. Oferecia assistência jurídica, médica, odontológica, farmacêutica, cursos, filmes, grupo de teatro e muitas opções de lazer, com destaque para as duas canchas de bocha. Sempre trabalhando pela paz, justiça, pela doutrina e moral do Evangelho, conforme o estatuto de fundação.
Mas, com os tempos modernos, houve um certo desinteresse pelo Círculo, que foi sendo desativado até chegar à situação de total abandono: ali somente as canchas de bocha ficaram conservadas.
Imbuídos por ideais humanitários, um grupo de moradores trabalhou intensamente para resgatar o Círculo Operário da Vila Tibério e suas finalidades. O grupo levantou a situação jurídica e financeira do Círculo. Descobriu que devia quase 50 mil reais. Fez várias reuniões, sempre contando com a presença do padre Júlio César Miranda, do Santuário Nossa Senhora do Rosário.
O padre Júlio foi nomeado administrador provisório depois de intercessão do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano, em 13 maio de 2008, quando a nova Diretoria tomou posse.
O nome da entidade foi mudado para Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Tibério para atender às exigências legais.
Depois de muita luta, com apoio moral e financeiro do presidente da Federação Estadual dos Círculos, Newton Zadra, foi reformado o prédio do Círculo Operário, que foi reinaugurado em outubro de 2009, e ainda continua a receber melhorias.
Atualmente, o Círculo tem diversas atividades para as pessoas da terceira idade, como danças, músicas e informática.
Círculo dos Trabalhadores Cristãos da Vila Tibério
Rua Dr. Loyola, 533, fone 3442-0647
facebook.com/circulovilatiberio
email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.